sexta-feira, 27 de março de 2015

Projeto Recreio Monitorado

Este projeto surgiu da necessidade de envolver os alunos numa atividade prazerosa, durante o recreio, para desenvolver neles o respeito e a solidariedade e evitar situações de bullying, identificadas na escola.
Os esportes e as artes têm um papel fundamental na formação de crianças e jovens, pois desenvolvem conhecimentos, habilidades, valores e posturas que contribuem para um crescimento harmônico e para a formação da cidadania.
Neste sentido, a escola realizou atividades culturais e esportivas com a finalidade de estimular os alunos para o raciocínio e a criatividade, através de atividades dirigidas e recreativas, que contribuíram para o desenvolvimento de talentos e o gosto pela arte, como música, dança, esporte, pintura e outras atividades artísticas.

Preparando a ação

Ações realizadas antes do início do recreio orientado:

• Trabalhamos em sala de aula os textos sobre conceitos e históricos que tratam do bullying, fazendo reflexões e murais sobre o tema.

• Na fase de planejamento, os professores participaram da organização das atividades e relacionaram os materiais a serem utilizados no projeto.

• A coordenação pedagógica da escola realizou reuniões com os líderes de classe e com os alunos que fazem parte do Grêmio Estudantil, para formar as equipes dos monitores e decidir quais atividades cada equipe iria desenvolver e quais espaços da escola seriam utilizados. Cada equipe foi responsável pela organização do seu espaço, cuidando do material utilizado.

• Os alunos foram orientados sobre como garantir que todos pudessem participar.